Já pensou em descer um rio cheio de corredeiras, cachoeiras e pedras por todos os lados?
Nós já, por diversas vezes, e em fevereiro de 2024 tiramos o sonho do papel.
A cidade de Santo Amaro da Imperatriz, que fica cerca de 35 km da Capital Florianópolis é conhecida não só pelas suas águas termais, mas também pelos esportes de aventura, como rapel, arvorismo e é claro, o Rafting!
Organizamos um grupo de amigos e tiramos o sonho do papel, e para nos auxiliar nesta aventura procuramos a empresa “Apuama Rafting” que tem uma estrutura completa para aqueles que querem praticar este esporte radical.
Chegando lá todos preenchem uma ficha, realizam o pagamento (Valor de R$ 120,00 em fevereiro de 2024) e na sequencia são entregues os equipamentos para a pratica: Capacete, Flutuador (Colete salva vida) e seu remo. A base da Apuama fica a menos de 10 minutos do ponto onde se inicia a aventura, e até lá vamos todos de Kombi da empresa. Nesse momento a adrenalina já começa a tomar conta, pois sabemos que o rio é cercado de natureza, fortes corredeiras e obstáculos no caminho.
Ao chegar no local os barcos que são carregados sob as Kombis são descarregados e devidamente alinhados no rio, porém antes de iniciar a aventura existe um treinamento em terra, simulando todas as adversidades que podemos pegar durante a aventura, desde queda, resgate para voltar ao barco, posições básicas de comando e navegação.
Eis que tripulamos os barcos e uma nova instrução é dada, agora já em posse dos remos, em que o grupo é estimulado a remar, colocar em prática as lições dadas em terra e dar os primeiros passos a primeira queda do rio, que já de cara mostra que o desafio não será brincadeira.
Dai para frente é adrenalina pura, que vão desde corredeiras de alta velocidade, barcos passando rente a pedras e as temidas cachoeiras que são definitivamente e parte mais divertida (e tensa) do percurso.
No meio do passeio existe uma parte em que os botes são ancorados e todos descem para tomar banho de rio, porém este não é o fim da aventura que segue rio abaixo entre remadas, água para todo lado e muita diversão.
Esta é uma experiência incrível, que não é necessária nenhum tipo de experiência, apenas ter boa saúde e vontade de se aventurar. Em todos os barcos a condução fica por conta de um instrutor que além de dar as ordens de comando ao grupo, fica responsável por desencalhar o barco caso ocorra entre as pedras, por incentivar a galera e presar pela segurança de todos.
A atividade dura cerca de 1:30h e a sensação ao terminar é de que parecem que passaram apenas 15 minutos, já que tudo é muito intenso durante o circuito.
Se voltaríamos a fazer? Claro que sim, o desconhecido após cada curva do rio, o som das quedas d’aqua aumentando conforme nos aproximamos, a união do grupo para resgatar os colegas que caem do barco, a adrenalina quando o barco desce as corredeiras altas… tudo inesquecível e com gostinho de quero mais.
Bora viver essa aventura?
Deixo aqui com vocês o contato do pessoal da Apuama que dá um show de profissionalismo na condução da aventura:
Apuama Rafting
R. Princesa Leopoldina, 1900, Santo Amaro da Imperatriz – SC, 88140-000
Telefone: (48) 99148-5865
Site: https://apuamarafting.com.br/
A empresa faz cobertura fotográfica durante o passeio, tendo em vista que celular, câmera de aventura o similar tem tudo para ser perdida ou danificada no passeio, não corra risco, o valor para compra o pacote é por Bote, ou seja, pode ser dividido entre todos o participantes, o que ficar com precinho legal para levar para casa as recordações.
Espero que tenha gostado desde artigo, duvidas deixe ai nos comentário que respondemos para você.
Até a próxima aventura 😉