Uma praia com acesso apenas por trilha
Florianópolis guarda surpresas incríveis em seu litoral, entre elas a Praia do Saquinho, uma pequena faixa de areia no Sul da Ilha que possui acesso apenas por trilha. Meio a natureza exuberante e próximo a praias famosas de Floripa, a Praia do Saquinho é um destino que tem que estar em seu roteiro.
Sobre a Praia do Saquinho
A Praia do Saquinho é uma das menores da ilha, sua extensão é de 50 a 60 metros, com areia branquinha e fina. Fica localizada no Sul da Ilha de Santa Catarina e seu acesso é apenas por trilha, que é considerada de nível fácil (porém não se engane, como todas as trilhas de Floripa muitas subidas e descidas te esperam), sendo comum ver famílias com seus filhos frequentarem o local (A trilha não é recomenda para pessoas com problemas de acessibilidade). A faixa de areia é curta, e possui alguns pontos com sombra das árvores (extensão bem concorridos, para garantir eles chegue cedo. O mar possui bastante ondas, e tem como característica várias pedras que adentram o mar, por isso todo o cuidado é pouco na escolha do local para banho. Atenção: A Praia do Saquinho não possui nenhuma estrutura de bar, aluguel de guarda sol ou salva vidas, portanto leve água o suficiente para a ida e volta e lanche suficiente para o tempo que permanecer por lá. Bem no finalzinho de vilarejo do Saquinho (que fica na sequencia do acesso a Praia) tem restaurante, o Bar do Quirino, porém seu funcionamento é sazonal, lá você encontra culinária local a base de peixe entre outros pratos (fica a cerca de uns 800 metros da praia). Muito importante: Não deixe lixo no local, não existe coleta seletiva, portanto seja consciente e colabore com a preservação do local.
Como é a trilha para chegar lá?
Esta trilha é considerado por muitos a mais fácil de Florianópolis, uma pela distância (cerca de km) e outra porque ela é toda calçada, sim, tem um caminho concretado que liga a Praia da Solidão até a Praia do Saquinho, isso porque o Saquinho possui alguns moradores que fizeram esta melhoria para melhorar o acesso até suas residencias e os frequentadores da praia acabam se beneficiando desta melhoria. Durante a trilha temos algumas subidas mais fortes, porém com calma facilmente elas são superadas, ainda vale salientar o que o caminho trechos expostos ao sol e grandes periodos dentro da mata fechada, sendo assim repelente, protetor solar e chapéu são itens indispensáveis para o seu passeio. O caminho possui diversos pontos de contemplação e para tirar fotos, paisagens de tirar o fôlego mas que exigem cuidado, pois a trilha tem pontos expostos e com risco de queda já que parte da caminhada beira as encostas do Morro do Trombudo que separa a Solidão do Saquinho, então atenção e cuidado durante a caminhada são essenciais. Durante a caminhada ficar atentos a fauna local, é bom comum lagartos, aranhas e cobras, coisas de quem trilha pelamata atlantica, porém é só ter atenção e cuidado que com certeza seu passeio será inesquecível.
Detalhes de nosso passeio
Nossa visita mais recente a esta praia aconteceu em 21/12/2024, bem no primeiro dia de verão, e encontramos lá uma praia cheia de familias e crianças que encararam a trilha para aproveitar a Praia Saquinho. Consideramos a trilha fácil, porém como dia quente de verão suamos bastante, principalmente nas áreas expostas ao sol, mas nada tirou o brilho das belas paisagens que encontramos pelo caminho. Levamos cerca de 40 minutos, já que fomos gravando o vídeo para o youtube que você pode assistir ao final desta matéria, já no retorno foram 28 minutos de caminhada. Cruzamos com 3 lagartos e uma bela caranguejeira pelo caminho, coisa bem cotidiana nas trilhas de Florianópolis, porém com cautela e cuidado tudo dá certo. Lá na praia conseguimos ficar sob uma arvore logo que chegamos e depois aproveitamos para aproveitar o local que diga-se de passagem é lindo. Notamos a presença de muitos turistas também no local, o que mostra o interesse cada vez maior por pontos mais remotos da ilha. Este é um local que já visitamos algumas vezes, e indicamos que você coloque em seu roteiro, seja pela trilha ou pela praia.
Como chegar?
Para chegar no início da trilha devemos ir até o Sul da ilha, em que estão bairros como Campeche, Ribeirão da Ilha, Armação do Pantano do Sul, Pantano do Sul e Solidão, que é o local onde inicia nossa aventura. Para quem acessar a trilha por ônibus, deverá ir até o Terminal do Rio Tavares (TIRIO), e lá embarcar na linha "Costa de Dentro", indo até o Ponto da Praia dos Açores, dai para frente sugerimos que caminhe pela areia para evitar subidas e descidas das ruas que dividem Açores e Solidão. Caminhe pela areia toda a extensão dos Açores, passe pela passarela, e caminhe até o Rio das Pacas que desemboca no mar na Praia da Solidão, ali você verá a ponte que marca o início da trilha. Esta caminhada entre Açores e Solidão é leve e dura cerca de 15 minutos à beira mar. Para quem vem de carro, alertamos que a Praia da Solidão tem poucas vagas de estacionamento publicas (bairro possui apenas uma via) e são poucos os estacionamentos privados, com vagas bem limitadas, sendo assim vá cedo ou deixeseu carro na Praia dos Açores e venha caminhando pela areia até o início da trilha. Para quem vem de fora da cidade, ao passar as pontes que dão acesso a ilha, siga em frente até o tunel que levará você até a via expressa sul. Percorra ela até o final, para acessar a SC 405, ou ainda pegando um atalho pelo contorno que leva ao Aeroporto, os dois caminhos te levarão ao Campeche, Morro das Pedras e Lagoa do Peri, locais bem conhecidos na região. Dai para frente é só "seguir reto toda vida"... A estrada corta os bairros na seguinte sequencia: Campeche, Morro das Pedras, Armação do Pântano do Sul, Pantano do Sul, Praia dos Alçores e Solidão. Ainda existe uma alternativa para quem está no Leste da Ilha, que é a SC 406, que liga os bairros do Leste, como a Lagoa da Conceição, passando pelo Rio Tavares até o Campeche, ai a sequencia é igual a que mencionamos anteriormente. O ponto de início da caminhada é a ponte da Praia da Solidão, dai para frente é pé na trilha! Para acompanhar mais detalhes, acesse o video que fizemos desta aventura que está na sequencia.
Vídeo no Canal
Em nosso canal do YouTube tem todos os detalhes deste passeio fizemos até a Praia do Saquinho, onde é possível ver mais detalhes de como chegar até o local, o caminho e esta linda praia do sul de Florianópolis.
Assista nosso vídeo e se não é inscrito em nosso canal aproveite e inscreva-se e ative as notificações para ficar por dentro de nossas aventuras
Clica ai e bora acompanhar.