Pesquisar
Close this search box.

Dicas de passeios em Urubici/SC

Urubici é uma das cidades mais visitadas da Serra Catarinense, se destacando pelos atrativos naturais e o frio serrano que atrai milhares de turistas a cada ano.

A cidade se localiza na Serra Catarinense, a cerca de 175km da capital Florianópolis e tem seu acesso via BR 282, através da SC 110 que liga o município as cidades de Bom Jardim da Serra e São Joaquim, já os aventureiros podem optar em subir a Serra do Corvo Branco, SC 370, que leva aos municípios de Aiurê e Grão Pará, destino ao sul do estado.

Neste post vamos deixar algumas das dicas de passeios que mais costumamos a fazer quando visitamos a cidade, um destino que nunca cansamos de ir e sempre está na agenda para futuros roteiros.

Bora anotar nossas dicas e montar seu roteiro?

Morro da Igreja

Talvez este seja o ponto mais conhecido da cidade, amplamente divulgado em reportagens como o ponto habitado mais alto de Santa Catarina e do Brasil. Com seus 1822 metros de altitude do nível do nível do mar o local sedia a base do Cindacta e é controlado pela aeronáutica, sendo responsável pelo controle aéreo do Sul do Brasil. A atração está localizada a 32km do centro de Urubici e só pode ser visitado mediante autorização do ICMBio, já que encontra-se dentro do Parque Nacional de São Joaquim.

A entrada é gratuita, e o agendamento poderá ser feito online e os ingressos retirados diretamente na sede do ICMBio, na Avenida Pedro Bernardo Warmling, 1542 (rua paralela a Av. Central de Urubici). Atualmente o local conta com um lindo mirante com vista para “Pedra Furada”, e ainda podendo observar os vales e cânions da Serra Catarinense. Uma dica é sempre levar um casaco, pois o tempo muda rapidamente na altitude, vento gelado e muitas vezes estamos literalmente “dentro das nuvens”.

Cachoeira Véu de Noiva

Localizada no mesmo acesso do Morro da Igreja (bem em frente a portaria de acesso ao Morro) este é o segundo ponto turístico mais visitado da cidade, e em sua estrutura possui restaurante, trilhas ecológicas, tirolesas e as cachoeiras que são o ponto alto da visita. A Véu de Noiva ganha este nome em virtude de seu formato e que d’agua, que corre lentamente sobre um paredão de pedra que com certeza vai lhe render lindas fotos e lembranças. No parque ainda é possível acessar via trilha entre os xaxins as Cachoeiras “3 irmãs” e a “Cachoeira dos Namorados”. O restaurante serve comida típica serrana e também possui alguns suvenirs para levar de lembrança. Indicamos que a visita dele seja realizada após ao morro da Igreja, já que fica distante do centro da cidade, evitando idas e vindas, após aproveitando a proximidade vamos até a…

Serra do Corvo Branco

Localizada na SC 370 a grande atração é o maior corte de rocha no Brasil, com seus imponentes paredões de 90 metros de altura que configuram o primeiro caminho entre litoral e Serra Catarinense. O local é impressionante e seus acessos são de tirar o fôlego já que está localizada em uma estrada de chão e com curvas acentuadíssimas. Via Grão Pará para Urubici existem alguns pontos com calçamento, porém uma estrada com pouca segurança e seu estado de conservação é questionável. Já vindo de Urubici parte está sendo preparada para receber asfalto, mas não se engane, a chegada é com curvas, pedras e muita aventura. Sim, chegam carros 1.0, motos de baixa cilindrada, mas o que você mais verá no local será uma peregrinação de Motociclistas que viajam o Brasil com o objetivo de visitar o local, que é destino disputado entre os amantes das aventuras sob duas rodas. No local ainda possui o acesso ao Parque Altos do Corvo Branco, que possui dois mirantes de vidro em que é possível observar as curvas da estrada além de uma das vistas mais lindas da serra, contemplando vales, montanhas e um horizonte incrível.

Gruta de Nossa Senhora

Ainda retornando para a cidade via SC 470 é possível visitar a Gruta de Nossa Senhora, que é um pequeno parque em que o acesso se dá através de uma pequena contribuição para manter o local. Ao chegarmos pegamos uma pequena trilha calçada entre a vegetação local que nos leva até a um paredão que possui uma formação de gruta natural com uma pequena queda d’água. Nela foi montando um pequeno altar para celebrações ecumênicas, além de um altar na parte superior acessível via escadas. O local transmite uma paz incrível e o bosque que dá acesso a gruta guarda lindos cenários para fotos.

Morro do Campestre

O Morro do Campestre fica na sequencia da SC 470, porém no lado oposto visto do centro de Urubici, na rodovia que liga a cidade até aos municípios de Rio Rufino e Urupema. Aqui vale um comentário, a Pedra Furada encontrada no Parque não é a mesma que avistamos no Morro da Igreja, se trata de um outro parque, este particular em que se paga o valor de R$ 30,00 (Agosto/2023) para ter acesso. O caminho atualmente é todo concretado, podendo subir com seu veículo até a base do Morro, o que já é uma aventura, e ao chegar lá estacionamento e o início da escadaria que te leva até a principal atração que é o corte na pedra que tem vista para o Rio Canoas e é possível avistar toda a região. Durante a subida são diversas molduras para tirar fotos, bancos “instamagráveis” e uma vista incomparável da cidade. É possível mediante agendamento realizar piqueniques no morro, em plataformas perfeitas para tomar um bom vinho e avistar o por do sol no local (pacotes com acesso e cesta de piquenique direto no local). No acesso ao morro existe um bistrô lindo, com comida gostosa e preço justo, mais um lugar que vai te render ótimos clics e lembranças.

Sitio Sete Quedas
No caminho do Morro do Campestre encontra-se este sítio que vai ter render um aquatrekking incrível, com duração entre 2 a 3 horas de caminhada, mesclando áreas secas com várias passagens por dentro do Rio. No Caminho serão sete cachoeiras/cascatas visitadas: Peixinho, Arco-Íris, Paixão, Pé de Cortiça, Surpresa, Saudade e Vitória, nossas preferidas são a segunda e a terceira, mas o caminho é encantador, cheio de belezas naturais. Não é uma trilha indicadas para pessoas com dificuldade de locomoção, já que tem passagens de rio, pequenas escaladas e subidas através das pedras das cachoeiras. Indicamos que seja feita no verão, pois como sabemos Urubici é uma das cidades mais frias do Brasil e suas águas não ficam para trás, então visite no verão e aproveite muito esta atração, que fica localizada em uma propriedade particular e tem o custo de R$ 20,00 por pessoa (Preço agosto/2023).

Estas são apenas algumas das atrações, em breve teremos alguns posts contando sobre o Parque Cachoeira do Papuã, Parque Mundo Novo/Cachoeira do Avencal, Cachoeira da Neve, Cachoeira Vacariano, Morro Comprido, Morro do Parapente e muito mais.

Urubici é uma fonte de energia com suas belezas naturais, bora agendar uma visita e recarregar suas baterias.

Share post :

Facebook
Twitter
LinkedIn