Pesquisar
Close this search box.
Cachoeira da Gurita

Uma cachoeira no coração da ilha

Todo mundo conhece a fama de Florianópolis pelas suas belas praias, mas você sabia que na ilha você encontra várias cachoeiras? No artigo de hoje vamos conhecer uma delas, a Cachoeira da Gurita, localizada junto a Lagoa do Peri, um dos cartões postais da ilha. Bora saber um pouco mais desta beleza natural da ilha da magia.

Sobre a Cachoeira da Gurita

A Cachoeira da Gurita esta localizada no Parque Municipal da Lagoa do Peri, na parte sul da Lagoa, em um local isolado que tem acesso apenas por trilha. A cachoeira é uma das melhores da ilha para banho, pois possui três níveis de queda, todos eles com poções que são próprios para banho, em especial o do segundo nível, que tem uma área bem grande e suporta diversas pessoas, além de ser o mais bonito para fotos. Apesar de sua beleza esta cachoeira não é tão conhecida até mesmo por moradores da cidade, muito em virtude da dificuldade do acesso até o local, que precisa de uma bela caminhada e disposição para chegar até ela, mas já te adiantamos que vale cada passo

Como é a trilha para chegar lá?

A Cachoeira pode ser acessa por duas trilhas, uma delas é o Caminho Sertão do Ribeirão que tem seu inicio pelo Ribeirão da Ilha, e tem cerca de 1,2km, sendo considerado o caminho mais curto até o local, porém tem maior aclive no retorno. O outro acesso é conhecido como "Caminho da Gurita", que apesar de mais longo é nosso favorito, e é o que vamos detalhar por aqui. Esta trilha parte das proximidades do Projeto Lontra, que fica as margens da Lagoa do Peri, e o caminho em grande parte não possui grandes obstáculos, porém vai exigir um certo esforço físico já que por este acesso são cerca de 3km de caminhada. Pelo caminho mata, alguns córregos e pedras a serem superadas, porém quanto mais próximo da Cachoeira, mais tranquila fica a caminhada. Alertamos que estas trilhas não são recomendadas para pessoas com problemas de acessibilidade, tendo em vista que o caminho é irregular, sendo necessário ultrapassar raízes e realizar pequenas escalaminhadas em pedras, mas nada impossível, tanto que é comum ver familiar com crianças transitando pelo local (Existem alguns pontos que existem para auxiliar na descida de pedras). Para o retorno existe a opção de alugar um caiaque ou bote com o Sr. Osni, que possui sua casa as margens da Cachoeira, ele e sua família são como os "guardiões do local", e oferecem o serviço de translado até ao inicio do Caminho da Gurita, uma alternativa divertida que te leva a remar pelas águas da Lagoa do Peri e conhecer o local sob outro ponto de vista. (O valor da locação do Caiaque em novembro/2024 é de R$ 50,00).

Detalhes de nosso passeio

Nosso grupo de caminhada, o vamoQvamo trilhas organizou junto a amigos e seguidores do Canal do Cotidiano SC a visita até a Cachoeira da Gurita, reunindo 32 pessoas para a atividades, mesclando pessoas de várias idades, inclusive crianças. A trilha é auto guiada, pois está bem demarcada pela quantidade de pessoas que transitam pelo local, entretanto se você não é acostumado a realizar este tipo de atividade recomendamos que contrate um guia para sua segurança, tendo em vista que a caminhada possui alguns pontos mais técnicos e algumas entradas que podem te tirar da trilha, ir acompanhado de alguém que conhece o local faz toda a diferença. A fauna local é vasta, é possível avistar macacos, lontras, jacarés, lagartos, cobras entre outros animais pelo caminho, nosso grupo foi "agraciado" por cruzar com uma bela Jararaca, porém deu tudo certo, foi avistada com antecedência, ela passou, entrou em sua toca e seguimos trilha. Aqui já fica a dica, ao se deparar com uma serpente pare imediatamente, afaste-se e deixe ela seguir seu caminho, nada de "cutucar" o animal ou feri-lo, lembre-se que ali é o lar dela e nós que somos os intrusos. Jararacas, Coral e Caninanas são comuns em serem avistadas no local, pedras e rios são seus locais prediletos, portanto cuidado redobrado ao escolher este destino. Nosso grupo superou os 3km de trilha em cerca de 1:15h, e chegando lá aproveitamos para tirar fotos, relaxar e é claro, tomar aquele banho de cachoeira incrível.

IMG_20241115_110831

Como chegar?

Para chegar no início da trilha devemos ir até o Sul da ilha, tendo como referência o parque da Lagoa do Peri, que fica logo após o Convento do Morro das Pedras, acessado pela SC 406. Ao passar pela entrada do parque siga até a Rua Euclides João Alves (bem no acesso dela tem uma placa sinalizando o "Projeto Lontras". Siga até o final desta Rua, lá é projeto Lontras, na sequencia existem algumas vagas de estacionamento, porém a rua é estreita, posicione seu veículo de forma que não atrapalhe o transito local. Também é possível ir de ônibus até próximo ao início da trilha, partindo do TIRIO, terminal do Rio Tavares, que liga os bairros do Sul da Ilha, sendo a "Costa de Dentro" uma das linhas que passa frente a rua que dá acesso a trilha. Para quem vai de carro a sugestão é colocar em seu GPS ou aplicativo de localização o "Projeto Lontras" como destino, não tem erro, é só chegar e viver esta aventura.

Vídeo no Canal

Em nosso canal do YouTube tem todos os detalhes deste passeio fizemos até a Cachoeira da Gurita, onde é possível ver mais detalhes de como chegar até o local, o caminho e esta linda Cachoeira.

Assista nosso vídeo e se não é inscrito no canal aproveite e inscreva-se e ative as notificações para ficar por dentro de nossas aventuras

Clica ai e bora acompanhar.