Pesquisar
Close this search box.

A montanha mais fria do Paraná

O Pico do Araçatuba é conhecido como uma das montanhas mais frias do Paraná, pois recebe ventos sul sem nenhuma barreira natural. Com 1673 metros de altitude, ele está localizado na parte mais ao sul da Serra do Mar Paranaense, sendo possível em dias de boa visibilidade ver do seu topo a baía de Guaratuba, o Morro dos Perdidos, outros picos da Serra do Mar, além de a noite avistar a luzes das cidades de Curitiba/PR e Garuva/SC

Sobre o Araçatuba

O "morro" ou "pico" Araçatuba está localizado no município de Tijucas do Sul e possui 1673 metros de altitude, com seu topo totalmente exposto, sem áreas de abrigo ou vegetação alta, o que favorece as fortes rajadas de vento que são a marca registrada do local. Em virtude de sua localização a troca de clima no outono e inverno é muito rápida, com virações que podem trazer nevoeiros, pancadas de chuvas, ventania e é claro, muito frio. Já no verão o calor é extremo, pela exposição da montanha ao sol e a falta de abrigos.

Como é o trekking por lá?

O percurso do Parque Araçá até o cume do Araçatuba é de aproximadamente 3,6 km (ida) e não possui grandes obstáculos, apenas dois pontos de escalaminhada que ocorrem com cerca de 1km de trilha (próximo a área da bica d'agua). É considerada uma trilha fácil, ideal para quem quer ter sua primeira experiência de montanha, pois não apresenta grandes dificuldades, porém vale mencionar que é subida do início até o fim, com alguns aclives um pouco mais acentuados que vão te exigir folego e um bom preparo físico. Uma característica desta montanha é o falso cume, pois subimos até uma parte da trilha em que não é possível avistar o verdadeiro topo da montanha, o que trás aquela sensação do "ainda tem que subir tudo isto?
Tirando este detalhe vale mencionar que é uma trilha muito exposta, com caminhada sob a vegetação apenas os seus 10 ou 15 primeiros minutos de caminhada, ou seja, é necessário protetor solar chapéu/boné e bastante hidratação durante o percurso. Vale mencionar que a trilha possui um ponto de água potável, porém distante do cume (no primeiro km), sendo necessário subir com uma boa quantidade para hidratação e cozimento de seus alimentos. Vale mencionar que a atividade pode ser realizada na modalidade trekking (com pernoite) ou hiking (ida e volta no mesmo dia).

Detalhes da nossa aventura

Realizamos a atividade no dia 28/04/2024, começando a caminhada por volta das 10 horas da manhã com o objetivo de alcançar cume por volta das 13 horas, entretanto a previsão nos surpreendeu eu pegamos um dia quente, causando um pouco de lentidão na subida devido ao calor que torna a caminhada mais lenta e cansativa. Fomos como o nosso Grupo de Trekking, o vamoQvamo, neste dia com 7 integrantes que fizeram o ataque ao cume entre 3:30 a 4 horas (dependendo do integrante). Chegando ao topo nos deparamos com o tradicional vento do Araçatuba e com o tempo aberto, sendo possível avistar outras montanhas famosas da serra do Mar, como a Pedra Branca do Araraquara e o Morro dos Perdidos. A noite fomos presenteados como uma noite estrelada, que ao passar das horas com a mudança do tempo se transformou em uma tempestade que chegou próximo as 3 da manhã com rajadas de vento "assustadoras", raios e trovões (estávamos no olho da tempestade). No final deu tudo certo, muito pela qualidade dos equipamentos que o grupo possui (outros aventureiros que lá estavam tiveram seus equipamentos danificados, porém esta tempestade não estava planejada, pegando todos de surpresa, mas mais de 90% não tiveram danos), ficando a desejar apenas o nascer do sol na montanha, que graças ao nevoeiro não foi possível prestigiar, porém deixou histórias incríveis aos integrantes graças ao pequeno perrengue noturno que a tempestade nos trouxe,

Como chegar?

O Pico Araçatuba fica localizado no município de Tijucas do Sul no estado do Paraná. Seu acesso ocorre pela BR 376, que liga a capital Curitiba a cidade de Joinville e litoral Catarinense (via BR 101). A serra que dá acesso geralmente é bem movimentada, principalmente pelo tráfego de caminhões, bem como tem grande número de radares de velocidade e limite de velocidade de 60km/h, portanto cuidado para evitar multas.
E entrada é sinalizada como "Matulão", saindo da rodovia em cerca de 10 minutos de estrada de chão chega-se ao Parque Araça, local em que se inicia a aventura. Confira no mapa a localização:

Vídeo no Canal

Em nosso canal do YouTube tem todos os detalhes desta aventura que vivemos no Pico Araçatuba, em que é possível ver mais detalhes da subida e descida, além do perrengue de uma tempestade surpresa que pegamos durante a madrugada. 

Clica ai e bora acompanhar.